Além da Imaginação Real

Além da Imaginação Real

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Contos de Fadas Originais #4  A Cinderela


Não se sabe muito sobre o conto original da Cinderela, pois o que as pessoas pensavam que o verdadeiro era o conto dos Irmãos Grimm, porém a mais antiga é originaria da China, que assim inspirou Charles Perrault, Irmãos Grimm entre outros, levando também o titulo Italiano ‘A Gata Borralheira’.
A Disney adaptou a versão do Francês, e dela surgiu a Cinderela que a grande massa conhece hoje, mas as partes horríveis foram deixadas de fora da versão.
A história começa com a filha de um comerciante rico, que havia perdido a esposa, e ainda muito jovem, casou-se novamente, mas com uma mulher que tinha duas filhas perversas como ela, se tornando madrasta de Cinderela, fizeram da pobre moça uma serviçal.
Muito invejosas, e sabendo que Cinderela era a moça mais bonita do reino, não a deixaram participar de um baile que o príncipe havia anunciado para encontrar sua esposa, dentro todo o tipo de mulher, das mais feias, pobres, altas, magras e gordas, ele iria escolher apenas uma.
Cinderela ficou triste, pois queria ir ao baile, mas as malévolas de sua casa rasgaram seu vestido feito com os retalhos do lixo, e agora ela não poderia ir. Em uma versão antiga, Cinderela nesse momento chorava no sótão enquanto fazia um pacto com o demônio, que um feitiço poderia durar até a meia-noite, mas a historia que conhecemos, ela tem ajuda de uma fada madrinha, que transforma uma abóbora em carruagem e ratos em cavalos etc., mas tem o mesmo aviso, do encanto acabar a meia-noite.
Cinderela chegou à festa como uma magnífica princesa, que não foi conhecida por ninguém, chamando atenção do príncipe que com ela dançou a noite inteira, mas ao badalar da meia-noite, Cinderela teve que sair correndo do palácio, deixando escorregar de seu pé um sapatinho de cristal, que foi encontrado pelo príncipe mais tarde.
O príncipe vai em busca da dama no outro dia, entrando na casa de todas as moças para que provassem o sapato, a dona dele seria a sua futura esposa. Chegando a casa de Cinderela, que havia sido trancada quando as irmãs ouviram a noticia, nas versões modernas, as duas tentam enfiar o pé no sapato, apenas para ficarem decepcionadas por seus pés enormes não caberem no calçado. A história original mostra mais atitude e determinação nas irmãs, elas cortam pedaços dos pés para tentar pôr o sapato de cristal, fatiando partes dos seus dedos e calcanhar.
O final é feliz para Cinderela que prova o sapato, mas a madrasta e suas filhas tem os olhos arrancados e comidos por corvos.
Moral: Não se concentre nos aspectos físicos, mas sim nos espirituais.

Pesquisa e Adaptação: Milena Zorek

E na próxima Quinta-Feira teremos o conto da nossa Pequena Sereia ;)

Acessem e se inscrevam também no nosso canal : clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário